Ovo ajuda a emagrecer e deixa de ser tratado como vilão

Um café da manhã constituído de ovos, em comparação a um café da manhã de mesma composição sem ovo, induz melhor a saciedade e reduz a ingestão de energia a longo prazo, consequentemente, ajuda na perda de peso.

O ovo é um dos alimentos mais perfeitos da dieta humana, por ser rico em nutrientes essenciais como aminoácidos, vitaminas e minerais, tendo como seu principal constituinte os lipídeos, presentes em grande quantidade na gema. As proteínas e o ferro de apenas um ovo fornecem aproximadamente 10% das necessidades diárias do homem com atividade moderada, devido à alta disponibilidade dos minerais e o excelente valor biológico das proteínas. Quem afirma é a nutricionista Bethania Marinho Siqueira, da academia Probalance Care & Fitness. Ovo engorda? “Um ovo contém em média apenas 70 calorias, o mesmo que uma única bolacha recheada, ou uma fatia de pão de centeio. E o equilíbrio de seus nutrientes associado ao poder de saciedade das proteínas faz com que o ovo seja um grande aliado na perda de peso”, diz a nutricionista.

Por que o ovo ajuda na dieta?

Um bom momento para o consumo é o café da manhã. “Um café da manhã constituído de ovos, em comparação a um café da manhã de mesma composição sem ovo, induz melhor a saciedade e reduz a ingestão de energia a longo prazo, consequentemente, ajuda na perda de peso. Por ser uma boa fonte de colágeno, albumina, B6, B12, auxilia também no combate à flacidez”, afirma. Benefícios do ovo à saúde Bethania explica que os últimos estudos publicados sobre o ovo comprovam que uma pessoa saudável, sem histórico próprio ou familiar de colesterol elevado ou problemas cardiovasculares, pode ingerir um ovo por dia sem causar prejuízos à saúde. Ao contrário do que muita gente acredita, a gema pode e deve ser consumida, pois possui alta fonte de colina, que atua diretamente no sistema nervoso central, auxiliando na memória e concentração.

A forma de consumo também pode ser variada: cozido, quente, mexido, pochê… “Deve-se evitar somente a fritura, que acarreta o aumento de calorias, e também não consumi-lo cru, pois é grande o risco de uma intoxicação pela salmonela, micro-organismo que causa vômitos, diarreia, dores de cabeça, dentre outros sintomas”, diz. Salmonela do ovo Para prevenir a salmonela, a nutricionista recomenda comprar sempre ovos com casca limpa, não lavá-los antes de colocar na geladeira, não separar clara e gema com a própria casca e não deixar mais de duas horas em temperatura ambiente.

Fonte: BolsaMulher

Sobre Dicas Fit 12 Artigos
Seja muito bem vindo (a) ao "Dicas Fit" um espaço criado com intuito de auxiliar as pessoas que buscam qualidade de vida, por meio de hábitos saudáveis.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*