Chia e Linhaça: conheça os benefícios para saúde

chia e linhaça

Chia e Linhaça: conheça os benefícios para saúde.

CHIA

Benefícios

A chia é rica em ômegas 3 e 6: que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL), reduzir o colesterol ruim (LDL), atuando, assim, na prevenção das doenças cardiovasculares. É antiinflamatória, prevenindo doenças degenerativas e auxilia na regulação do sistema imunológico.

Rica em fibras: diminui a absorção de colesterol, favorece o controle da glicemia, auxilia na saciedade e aumenta também o volume do bolo fecal, regularizando o funcionamento do intestino, além de prevenir o câncer de intestino.

Rica em proteínas e minerais (como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, selênio e zinco): que são essenciais ao funcionamento adequado do organismo.

LINHAÇA

Benefícios

Além dos mesmo benefícios da Chia, possui a lignanas, estas são fitoestrógenos presentes nas paredes celulares dos vegetais que apresentam propriedades antioxidantes e anticarcinogênicas. Por serem semelhantes ao estrogênio, as lignanas podem ter efeito na menopausa e diminuir o risco de câncer de mama.

Para se obter mais benefícios nutricionais, é recomendável ingerir a linhaça moída, do que a semente inteira, que é difícil de ser digerida. Uma alternativa para quem utiliza o grão da linhaça é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Depois, guarde-a na geladeira, em um vidro limpo e seco bem fechado e deve ser consumida em mais ou menos uma semana.

Aline Barros - Nutricionista
Sobre Aline Barros - Nutricionista 14 Artigos
Formada em Nutrição CRN 18870, pós graduada em Bases Nutricionais da Atividade Física/ Fitoterapia Funcional/ Aprimoramento EMTN Hospitalar, especialista em atendimento clínico.

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